Vigas Activas

Porquê as novas vigas activas da Trox Technik

As novas exigências do Regulamento dos Sistemas Energéticas de Climatização de Edifícios RSECE:
Qualidade do ar interior – QAI
Eficiência energética
Manutenção preventiva responsável
São a razão de ser das Vigas Activas Arrefecidas da TROX.

Principais características

Ecológicas – Só Ar e Água: sem compressor; sem refrigerante; sem ventilador; sem filtro; sem condensados.
Energeticamente eficientes.
Menor emissão de CO2 – não tem ventilador
Elevado conforto térmico – sem estratificações; velocidade residual inferior a 0,2 m/s na zona ocupada

O que são !

São unidades terminais de difusão de ar que incluem baterias de água arrefecida (14-18ºC) e/ou água quente (Max. 60ºC) que funcionam segundo o principio da indução de ar. Consegue-se insuflar ar no ambiente numa relação de 1 para 5 ou seja com 20% de ar-primário induzir 80% de ar ambiente.


Como funcionam !

As vigas activas insuflam ar primário arrefecido proveniente de uma unidade de tratamento central de modo a manter a qualidade do ar ambiente fornecendo simultaneamente aquecimento ou arrefecimento através de baterias de água.
O ar primário tratado é introduzido através de mini-injectores na câmara de mistura. Como consequência dá-se uma admissão de ar secundário induzido através da grelha frontal que é “obrigado” a atravessar a bateria de água para a dita câmara de mistura. Aqui dá-se a “mistura” com o ar primário que é forçado a sair horizontalmente no ambiente através de ranhuras laterais pelo princípio do efeito de tecto – ou efeito de Coanda.


Artigos técnicos

Ventiloconvectores versus Vigas Activas
Tendo em atenção os novos regulamentos sobre qualidade do ar, eficiência energética e procedimentos de manutenção aplicados em sentido geral a todos os edifícios públicos tem especial interesse destacar o ambiente hospitalar como um dos mais exigentes em que as três componentes têm um nível elevado, e por conseguinte, reveste-se de especial importância uma análise atenta às soluções de ar-condicionado disponíveis no mercado.
Entre os diversos sistemas hoje existentes no mercado, os que melhor satisfazem os requisitos de qualidade de ar,eficiência energética e baixos custos de manutenção, são os conhecidos por sistemas ar-água. Neste tipo de sistemas, há ...

Artigo completo