Dep. Químicos e Ferramentas MEDIA


Artigo publicado na revista "Robótica"
mar/2021
Novos lubrificantes OKS de alta tecnologia para a indústria alimentar

O principal requisito para lubrificantes com os quais os seres humanos podem entrar em contato direto é a sua segurança fisiológica. Por outro lado a tecnologia operacional exige uma excelente eficácia na lubrificação dos componentes aumentando a sua durabilidade, reduzindo o desgaste e promovendo um menor consumo de energia dos equipamentos.

O fabricante de lubrificações especiais OKS tem investido no conhecimento cada vez mais profundo dos processos de tecnologia operacional e requisitos atuais de higiene alimentar, de forma a responder às necessidades cada vez mais exigentes das Indústrias ligadas ao setor Alimentar.

Não há dúvida de que os lubrificantes não devem ser encontrados nos alimentos processados. Contudo a utilização cada vez em maior escala de máquinas e equipamentos nas indústrias de produção, processamento e embalamento de alimentos colocam do ponto de vista operacional o desafio de se ter lubrificantes fiáveis e eficientes na lubrificação dos seus equipamentos necessários para uma boa operacionalidade de todo o processo, e por outro lado que cumpram todos os requisitos necessários aplicados especificamente ao setor alimentar.

Na realidade quando falamos do processo na Industria Alimentar, este inicia-se muito antes do processo em si de transformação dos alimentos. Basta pensar nos processos de criação de gado, agricultura, pesca ou produção de leite, bem como nos armazéns e meios de transporte.

 

Neste caso poderemos dar como exemplo a problemática da contaminação dos produtos agrícolas quando se utilizam lubrificantes nas máquinas e equipamentos de apoio que não são isentos de MOSH (Mineral oil saturated Hydrocarbons/Hidrocarboneto Saturado de óleo Mineral) ou MoAH (Mineral oil Aromatic Hydrocarbons / Hidrocarboneto Aromático de óleo Mineral) podendo desta forma contaminar o produto final.

Mas não são apenas as Industrias produtoras e transformadoras que são responsáveis pela produção de alimentos perfeitos. Os fabricantes de máquinas para a Indústria Alimentar também deverão ter em conta a especificidade e exigência na escolha de lubrificantes. O mesmo se passa para os fabricantes de eletrodomésticos como: frigoríficos, fornos, máquinas de corte, ou fabricantes de embalagens. Todos devem ter uma exigência extra no que diz respeito a equipamentos ou embalagens que poderão entrar em contacto direto com os alimentos.

 

Requisitos dos lubrificantes para a indústria alimentar

Além das leis e regulamentos relevantes, existem vários requisitos básicos para os lubrificantes utilizados na Industria Alimentar entre eles: neutralidade de odor e sabor, inofensividade fisiológica, resistência a desinfetantes e agentes de limpeza, compatibilidade com os alimentos, e ainda os regulamentos especiais que se aplicam em determinados países ou religiões.

Existem também diferentes valores limite para a concentração máxima de lubrificantes com aprovação para o setor alimentar. Esses valores limite variam de país para país. Por exemplo, para os óleos brancos- praticamente a única família de produtos à base de óleo mineral aprovados para a Indústria Alimentar- o valor de concentração máximo permitido no EUA é de <10mg/kg, enquanto na Europa o valor de concentração máximo aplicado aos óleos brancos é de <4mg/kg.

O fabricante OKS como especialista na temática da tribologia apresenta uma alta qualidade e eficiência nos produtos para a indústria alimentar

A tribologia tem sido ao longo dos mais de 40 anos de existência a grande paixão do fabricante de lubrificações especiais OKS. A palavra deriva do dialético grego tendo o significado de estudo do atrito, e definida nos anos 60 como “ A Ciência e Tecnologia da interação de superfícies em movimento relativo e assuntos e práticas relacionadas”. A tribologia ocupa-se da descrição científica da fricção, do desgaste e da lubrificação, bem como do desenvolvimento de tecnologias de otimização dos processos de fricção.

É baseado neste ADN de pesquisa e estudo tribológico que a “OKS Spezialschmierstoffe GmbH” em Munique, na Alemanha, através da sua equipe de especialistas desenvolve produtos de alta qualidade e eficiência de forma a obter a melhor harmonia dos parâmetros tribológicos de desempenho com os requisitos legais aplicados à Industria alimentar.

Utilizando matérias-primas de acordo com a lista positiva do organismo FDA (Food and Drug Administration) aceite mundialmente, o fabricante OKS tem uma ampla gama de produtos lubrificantes registados no livro branco da NSF (National Sanition Foundation), com aprovação NSF H1 e NSF H2. Desta forma a OKS consegue dar resposta à maior parte das necessidades de lubrificação ou proteção anticorrosiva nas aplicações para a Industria alimentar, onde sempre que não seja possível excluir em caso de acidente o contacto direto do lubrificante com os alimentos deverá ser utilizado um produto OKS com aprovação NSF H1. Caso esteja tecnicamente excluída a hipótese de contacto direto com os alimentos poderá ser utilizado um produto OKS com aprovação NSF H2.Com o desenvolvimento e adaptação contínua de produtos, a OKS é um parceiro de peso para os setores de manutenção nas Indústrias Alimentares.

A OKS tem-se focado no desenvolvimento de massas de lubrificação com resistência a altas pressões, e óleos de lubrificação de correntes sujeitas a baixas e elevadas temperaturas respondendo às situações de extrema exigência na manutenção operacional levada a cabo pelos setores de manutenção nas Indústrias Alimentares.

OKS 480 – massa lubrificante de alta pressão resistente à água para a lubrificação de rolamentos e partes mecânicas

A recente massa de lubrificação OKS 480 é totalmente sintética isenta de MOSH e MOAH com aplicação em todas as Industrias alimentares. Com uma certificação NSF H1 é particularmente adequada para aplicações de extrema exigência com influência de água, contacto com produtos de desinfeção e limpeza, altas pressões, altas cargas e temperaturas. Comparativamente às massas convencionais utilizadas na Industria alimentar, o OKS 480 tem uma excelente proteção contra o desgaste e melhorou significativamente as suas características de alta pressão. Pode ser utilizada numa ampla margem de temperatura de funcionamento que vai de -30 a 160 graus Celsius.

“ O OKS 480 é altamente eficaz na resistência à água, à pressão e à proteção anticorrosiva devido ao espessante de sabão complexo de sulfonato de cálcio utilizado na sua fórmula”, de acordo com o departamento técnico da OKS. Graças à excelente resistência à água e aos produtos de desinfeção e limpeza sejam aquosos, alcalinos ou ácidos, o OKS 480 garante uma eficiência operacional mesmo em áreas húmidas. Este facto permite que as indústrias Alimentares mantenham a sua operacionalidade e simultaneamente os altos padrões de limpeza exigidos neste setor.

Com uma base de óleo totalmente sintético a massa universal OKS 480 garante um fabuloso desempenho numa ampla margem de temperatura de utilização e excelente estabilidade à oxidação. A elevada estabilidade ao cisalhamento impede o desbaste da massa quando sujeita a grandes cargas mecânicas, tais como vibrações.

O OKS 480 é o produto ideal para a lubrificação de rolamentos e chumaceiras de rolamentos ou deslizamento, como ainda para a lubrificação de mecanismos como alavancas e dobradiças. Esta massa desenvolvida pela OKS pode ser utilizada nas áreas de processamento de alimentos, nas máquinas de enchimento e embalamento, devendo de uma forma natural as Industrias de embalagens e de bebidas ter em conta o produto OKS 480 nos seus setores de manutenção. Devido á grande capacidade de poder ser utilizada em diferentes aplicações a massa lubrificante universal OKS 480 pode reduzir o número de produtos utilizados nos departamentos de manutenção das Industrias Alimentares e mitigar desta forma os erros de utilização e os custos de armazenamento.

Óleos para correntes sujeitas a temperaturas extremas

O departamento de pesquisa e desenvolvimento da OKS criou dois óleos com características especiais para a lubrificação de correntes sujeitas a temperaturas extremas, positivas ou negativas. Estes dois lubrificantes com base de óleo totalmente sintético são caracterizados pela sua excelente capacidade de proteção contra o desgaste, comportamento superior em termos de temperatura, e elevada estabilidade ao envelhecimento e oxidação graças ao equilíbrio ideal dos aditivos. Com uma boa capacidade de fluência e aprovação NSF H1, são ideais para diversas aplicações nas Indústrias Alimentares.

OKS 3570 - quando a temperatura é extremamente alta

O OKS 3570 é um óleo ideal para a lubrificação de correntes, articulações e superfícies deslizantes sujeitas a altas temperaturas. Com uma ampla margem de temperatura de funcionamento entre os -10 e os +250 graus celsius, é um produto recomendado na lubrificação de sistemas de transporte em instalações de pintura, calcinação e secagem.

O OKS 3570 é altamente eficaz na resistência à água, ao vapor e inerte a meios ácidos. Com uma excelente capacidade de proteção ao desgaste e oxidação, tem ainda uma forte adesão a superfícies metálicas reduzindo eficazmente a tendência para gotejar. É um produto ideal para aplicação em sistemas de lubrificação automática, como o sistema chronolube da OKS.

Mesmo sujeito a temperaturas extremamente altas o óleo lubrificante OKS 3570 não forma resíduos duros que impeçam na lubrificação de manutenção a penetração do lubrificante às zonas de atrito, evitando desta forma o desgaste prematuro dos componentes.

O OKS 3570 é produzido com matérias-primas de acordo com a diretriz 21 CFR 178.3570 da FDA (Food and Drug Administration) e detentor do certificado NSF H1, factos que o colocam como um produto a ter em conta nas Industrias Alimentares, de bebidas e embalagens.

OKS 3710 - quando a temperatura é glaciar

Os alimentos congelados, como sorvete ou gelados são produzidos na sua maior parte em circuitos totalmente automatizados passando por sistemas de arrefecimento rápido. Uma lubrificação eficiente e fiável dos sistemas de transporte por corrente é por isso de vital importância, na mitigação dos tempos de paragem da produção fora dos períodos planeados de manutenção evitando prejuízos avultados.

As correntes de transporte são habitualmente lubrificadas através de sistemas automáticos de lubrificação. Estes poderão fazer a lubrificação através da pulverização uniforme da corrente. Nos tuneis de arrefecimento esta lubrificação só será possível com um óleo lubrificante extremamente fino e com alta resistência a baixas temperaturas. Os óleos convencionais não estão habilitados a suportar temperaturas negativas que poderão atingir os -50 graus celsius. É aqui que o OKS 3710 é uma solução de extrema eficácia.

Desenvolvido pelo departamento de pesquisa da OKS, este foi criado para lubrificar componentes das máquinas nos processos de fabrico das Industrias Alimentares, sujeitos a temperaturas extremamente baixas.

O OKS 3710 é um óleo totalmente sintético de baixa viscosidade e com certificação NSF H1 podendo desta forma entrar e contacto com os alimentos em situações acidentais. A sua excelente capacidade de fluência permite-lhe uma lubrificação perfeita sem solidificar mesmo a temperaturas que poderão atingir os -60 graus celsius. Além das suas excelentes capacidades lubrificantes o OKS 3710 é isento de MOSH e MOAH na sua fórmula química, inodoro e insípido, com excelente resistência ao envelhecimento, oxidação, a produtos de limpeza e desinfeção.

Para conhecer toda a gama profissional de produtos OKS poderá aceder ao site https://www.oks-germany.com/pt/ . Como representantes oficiais em Portugal há mais de 30 anos o Grupo Contimetra/Sistimetra está disponível para qualquer esclarecimento adicional.



JGPG2016 Contactos Actualizado em: 27.Dezembro.2023   Utilizadores OnLine: 38     Total Visitas: 12573470 Política de Privacidade

Pedir Informações